VARIAÇÕES

09-10-2019

REVIEW DE: TELMO ANTUNES 

 Um dos filmes portugueses mais vistos nas salas nacionais este ano e está no top 10 dos mais vistos de sempre, o primeiro filme em português que usa o sistema de som Dolby atmos e sem dúvida uma masterpiece para as gerações que vêm. Que António Variações marcou a história e a cultura musical portuguesa é 100% verdade, agora... Será que o filme o mostrou suficientemente bem? Eu diria que o suficiente. 

 Antes de mais, sejam bem-vindos a mais uma review, desta vez de "Variações", um filme que eu já andava há séculos para ver e finalmente decidi ir. Tinha companhia, então aproveitei...

 Eu vou sempre muito de pé atrás para filmes portugueses, não costumo gostar suficientemente de um para lhe dar mais de três estrelas, geralmente dou uma a todos, o cinema português não é cativante, e estou a generalizar porque sei que é um facto. Nos últimos anos tem se visto um grande improvement com filmes como o "Pedro e Inês" , "Leviano", "Diamantino" ... Que by the way é uma bosta... Enfim filmes que não chegam para saciar a fome do que é nacional mas que são aperitivos, até que chega o "Variações". E atenção! Este filme leva de mim, QUATRO ESTRELAS, fotografia impecável, banda sonora obviamente espectacular! Ao início demorei a conseguir apanhar o rumo à história, andava muito aos saltinhos mas lá me encaminhei...

 O filme conta a história do António Variações desde a sua infância, que foi muito pouco falada mas também não valia muito a pena para o desenrolar da história, o que mostraram chegou, até à vida adulta, passando pela Holanda e Portugal. O filme foi dirigido por João Maia e protagonizado por Sérgio Praia, que fez um papelão do c******. Desafinou bastantes vezes, devo admitir que o cantar dele me chateou alguns momentos mas de resto, a personificação que ele fez do cantor foi espetacular, os movimentos, aquele modo de vida descontraído sem dar justificações de nada mas sem esquecer as suas raízes!? Bravo!

 No elenco tínhamos ainda Filipe Duarte, ator que eu conhecia da série "Equador" e da novela "Belmonte", ambas da TVI, e sempre gostei muito dele. Acho que ele esteve bem, não maravilhoso, mas bom, tho sinto que faltou algo para mostrar mais a ligação romântica dos dois nem que fosse uma cena sexual, acho que faltou ao filme. Mas hei, nem todos os filmes precisam de sexo para vender não é? Por isso não é um grande big deal!

 A Victoria Guerra teve um papelito pequeno, não me aqueceu nem arrefeceu, foi só mais um papel.

 De resto não tenho mais ninguém a realçar, gostava de ter visto o Diogo Branco mais tempo e quem me dera que ele (Jorge) e o António tivessem tido algo mais do que companheirismo profissional e amizade, eles mostraram uma grande cumplicidade os dois e diria um momento de tensão, quando ambos estavam sozinhos a tocar piano e a cantar na cave do Jorge.

 Descobri agora durante a minha pesquisa que a Maria José Pascoal fez de Amália Rodrigues durante uma pequena fração de segundos, mas fiquei bué hyped ao saber que foi ela, ótima escolha fisicamente. Deixem-me também realçar que a minha cena favorita de todo o filme foi a cena do primeiro pesadelo do António, aqueles cortes de imagem ficaram brutais, gostei mesmo muito!

 Não tenho grande coisa má a apontar quanto ao filme, as quatro estrelas parecem-me o indicado a ser atribuído ao filme. Eu sei que já há algum tempo que se queria trazer esta história para o cinema mas não parece conveniente que tenha aparecido numa altura em que há filmes como "Bohemian Rhapsody" e "Rocketman", por exemplo? Eu sei que não tem nada a ver but am I right? Or am I right?

 Espero mesmo que "Variações", seja agora uma porta aberta para mais filmes como este, what about "Electro"? Um filme sobre a história dos amor electro? A Maria João Pinho podia fazer de Marisa Liz! Esse seria o casting perfeito! Oh meu deus, já estou a imaginar... Do it Portugalhood! Take my idea, you welcome! 

 Se quiserem uma review mais detalhada e mais profissional no que toca a detalhes mais estudados sobre a imagem, a montagem... passem pelo canal "OS CINÉTUGAS" no YouTube, onde o Benoit já publicou o seu vídeo de comentário para com este filme!

 Mais uma vez obrigado por terem lido e como sempre, boas leituras e bons filmes e séries!

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora