MONSTROS FANTÁSTICOS OS SEGREDOS DE DUMBLEDORE (2022)

11-04-2022

Here we are again!

Em 2018 fiz a minha primeira review "como deve de ser" para o antecessor e agora aqui estou a falar do novo Monstros Fantásticos.

Muita excitação e expectativa, muita ansiedade e curiosidade. Queria tanto, mas tanto, ver este filme e acabei por sair da sala desapontado.

Ao contrário de muitos, eu amei os Crimes de Grindelwald, é o meu filme favorito desta nova saga, e estava à espera de mais dos "Segredos de Dumbledore", não sei explicar o quê, mas estava...

A falta do Johnny Depp, os efeitos especiais demasiado notáveis e manhosos, a primeira metade do filme lenta e a falta de segredos são alguns dos fatores que me desanimaram.

Mas começando pelo início, devo dizer que a abertura foi uma das melhores partes do filme. Deu logo a entender o tom da história. Para quem não sabia o tea entre o Dumbledore e o Grindelwald, de certo que ficaram a par e adorei a falta de exitação com que se revela o amor entre os dois, like...YASSSSSSS! A partir daí só faltava mesmo terem posto o logótipo do filme e prosseguíamos, mas não. Continuámos a ver mais e mais e mais e às tantas já pensava que se iam esquecer desse importante pormenor, mas lá puseram. Btw, o novo logótipo da Warner Brothers ficou horrível nesta abertura, like, damn.

O filme tem esta tonalidade bastante clara e ofuscante. A escolha foi o branco. No filme anterior foi o cinzento que criou aquele tom de filme noir que adorei. O facto de ser um filme tão "branco"...tão “ofuscante”, fez com que muitas cenas ficassem bastante desfocadas, principalmente os fundos. Daí eu dizer que os efeitos especiais estavam "manhosos". Por exemplo, nos'Crimes de Grindelwald, na cena em que a Leta anda a diambular por Hogwarts, nota-se mesmo que gravaram nos cenários originais dos filmes do Harry Potter. Já neste, not so much. Para mim, foi grey screne all around. Parecia cheap, not good. Não sei...probably it's just me mas já há algum tempo que tenho reparado em cgi "manhoso" em alguns filmes. Mais recentemente no "Shang-Chi". Enfim.

Fora dos backgrounds, o cgi estava bom. A magia estava mágica como é óbvio. Estava bem feita e wow se foi incrível.

Os momentos que tenho a destacar são, além da abertura, a excitante luta entre o Credence e o Albus, que teve dos melhores efeitos do filme todo. O confronto final entre o Albus e o Gellert, que foi também bastante intenso e visualmente "radical", mas onde devo dizer que a história do pacto de sangue foi muito despachada, just like that, it's broken...whatever j.k. ... e também as cenas em Hogwarts claro, são sempre um bom momento de nostalgia. Mas o melhor momento, pessoalmente, foi a fuga do Jacob e da Lally do jantar onde estavam todos os nomeados ao congresso, ou melhor, a cena do "assassino!". Os efeitos visuais em câmara lenta ficaram deslumbrantes, foi mágico!

No elenco temos Eddie Redmayne como o magizoologista favorito de toda a gente, Newt Scamander, que foi super fofo as always. Jude Law como Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, que still to this day is known as Dumbledaddy ou Dumbledamn, encantador como sempre. Dan Fogler como Jacob Kowalski que continua engraçado mas nada de especial, embora me tenha doído muito a cena do cruciatus. A Alison Sudol como Queenie Goldstein, que finalmente regressou para os braços do Jacob e...Spoiler alert...got married! Viva! Hurray!

Temos também o regresso do meu crush Callum Turner como Theseus Scamander que embora não faça muito, o que faz já é bom e sempre me deixa lavar as vistas, ah! ah! ah! Regressa William Nadylam ao papel de Yusuf Kama, que já está na hora de dar ghost. Está só a encher chouriços. Como espião não fez um "piço"! Snape would be ashamed! Tipo, o Snape sim era um espião a levar informação de um lado para o outro, o Kama não fez nada o filme todo, só andava ali de um lado para o outro a pousar e no fim decidiu ter o seu momento de redenção ao atirar pedras aos maus da fita, é hora de ele morrer, eu achava genuinamente que era neste filme, mas enganei-me. É importante relevar que o que o Grindelwald lhe fez foi chocante, só mostra a crueldade e a falta de empatia, de coração...Ótimo para o desenvolvimento do personagem tho!

As novas adições ao elenco principal, não são assim tãooooo novas. A Jessica Williams interpretou a professora de Ilvermorny, Eulalie "Lally" Hicks, que já tinhamos conhecido no filme anterior, embora numa cena muito breve, dentro da lista telefónica do Nicolas Flamel. Foi uma lufada de ar fresco. Divertida, carismática e a ladra de cada cena em que aparecia. Apaixonei-me. No entanto, ainda estou a considerar a maneira de falar dela...

Já a Bunty (Victoria Yeates), também apresentada na passada sequela, é muito divertida e querida. Tem um coração de ouro e acho que pelo fim do filme já aceitou que o Newt está apaixonado pela Tina e não por ela. O Anton Vogel (Oliver Masucci) não me aquece nem arrefece, embora tenha trazido com sucesso o tom político ao filme que era necessário pela história, e por isso, fez um bom trabalho.

Os restantes foram papéis muito secundários e só quero mesmo mencionar a minha vontade de ver mais desenvolvimento à personagem da atriz Maria Fernanda e mais aposta no Brasil, visto que era a promessa para este filme e tivemos apenas uma cena minúscula lá.

Agora vamos entrar na parte frágil.

Vou começar pelo Ezra Miller. Eu não gosto dele. A cara dele enerva-me. I'm glad que o personagem dele vá morrer. Tanto o Ezra como o Credence são irritantes. O look dele neste terceiro filme só o deixou mais feio. Houve menos foco nele, o que foi bom, tanto que quando ele aparece no Butão eu espantei-me ao me aperceber que ele existia. Enfim, goodbye bitch.

Agora, o frágil frágil, Gellert Motherfucking Grindelwald. Como é que hei de começar... no início do filme só pensava para mim: "onde estás Johnny?!". À medida que o filme prosseguia, fui-me esquecendo e habituei-me ao Mads Mikkelsen. Ocasionalmente, pensava que o Johnny Depp seria perfeito em algumas cenas. Mas agora que penso bem, o filme tomou um rumo bastante político ao contrário do anterior. O Johnny Depp desempenhou impecavelmente o personagem a nivel teatral, visto que era o que o filme pedia, já o Mads trouxe outra personalidade ao Grindelwald que foi necessária para o novo mood da saga. E assim dá para perceber a diferença enorme de estilo entre os dois, aliás, entre os três filmes. O primeiro mágico, o segundo teatral e o terceiro político. O Mads Mikkelsen fez um ótimo trabalho, acho genuinamente que foi a ótima escolha para a substituição do Johnny Depp. Apanhou o que podia dele e criou daí a sua visão artística. Foi intenso, mais "humano", mais determinado. Enquanto que o Johnny Depp interpretava-o como alguém mais maníaco, louco e impiedoso. Faltou uma transição mais suave a nível de história. Como assim o Grindelwald é diferente? Ok que no que toca a produção, a Warner deixou tudo muito explícito e público, mas a história pedia para uma explicação do porquê da diferença de visual... Fora isso, o Johnny Depp, para mim, vai ser sempre um dos melhores atores de sempre e o meu Grindelwald favorito. Always #justiceforJohnnyDepp. Fuck you Amber!

Quem não temos no elenco é a Tina (Katherine Waterston) e a Nagini (Claudia Kim). First of all...why?! Vá, a Tina acaba por aparecer mas só para dar efeito de cameo, o que não faz sentido nenhum visto que ela pertence ao quarteto original e kinda que é necessária à história. A Nagini também. Então vamos só abandonar por completo a história dela quando ela acaba o segundo filme no grupo do Newt? It doesn't make sense. Foi por questões de agenda? Problemas contratuais? Ou outra razão...? Still, deixa algumas pontas soltas.

Ao escrever esta review, tenho estado a ouvir a banda sonora que o James Newton Howard criou para o filme e está magnífica. Mais uma vez, entrega uma obra de arte ao mundo mágico. Vai buscar bastante aos filmes anteriores e também muito à música original de Harry Potter. Mas embora maravilhosa, não entendo o porquê de tantos momentos silenciosos no começo do filme. Provavelmente era impressão minha, já estava a julgar o filme demasiado no início.

J.K. You need to do better. Quero que os últimos dois filmes não desiludam. Quero mais aventura, mais guerra, mais McGonagall, mais explicações. Quero ver o Dumbledore a envelhecer e quem sabe talvez no fim da saga, um pequeno cameo do Michael Gambon com um velho Newt e amigos. Era tão bom! Quero também menos Ezra Miller, menos enche-chouriços, menos desilusão. E please come to Portugal!!

Fico por aqui a aguardar ansiosamente pelos próximos capítulos. E não vou deixar que este terceiro Montros Fantásticos me estrague a vontade que tenho de concluir a saga. Vou precisar de rever o filme mais algumas vezes para conseguir mesmo entrar na vibe e pôr de lado os meus incómodos com alguns pormenores. Por enquanto, vou dar três estrelas e meia, mais à frente, a pontuação pode mudar, mas por enquanto é assim que vos deixo.

Bons filmes!

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora