
IT CAPÍTULO 2
REVIEW DE: TELMO ANTUNES
IT CAPÍTULO 2, WHERE SHOULD I START?
Acho que por esta altura excuso de avisar "SPOILER ALERT" but yeah.
My bars were so high e saí tão desapontado deste filme. Fiquei numa sala de cinema fechado durante duas horas e tal para ver isto. O Pennywise fez maravilhas da primeira vez, mas desta...not that much. No geral, cool visuals e sound effects. Ótimo casting. Mas acho que tenho mais aspetos negativos do que positivos para apontar, and that's... Just sad.
O filme na primeira parte(caso em cinema), é de pregar um tédio enorme, passei o tempo todo a bocejar. É muito "enche chouriços", aliás, até ao clímax do filme, o plot mal se desenrola. Abordaram as personagens individualmente para criarem tempo suficiente para o encontro final, pois os guionistas devem ter desistido a meio.
Juro que seca de filme, estou mesmo muito desapontado. É super lento, só queria mesmo que acabasse.
Uma coisa que me incomodou foi a comédia excessiva neste filme. Nunca tinha visto um filme de terror/suspense/thriller, whatever, assim tão de arrancar gargalhadas da plateia. Demasiadas piadas, até um amigo meu a meio do filme diz: "Ah isto até é engraçado!" Não é suposto ser engraçado! É suposto eu fazer chichi nas calças and guess what...não fiz! Estão a perceber a minha angústia? Continuo com a minha crença na maldição dos filmes do Stephen King, então agora depois desta sequela desastrosa uiii.
A coisa engraçada nisto tudo, é que as pessoas com quem vi o filme, gostaram bastante do filme e não têm tantas queixas quanto eu, e tem tido ótimas reviews, inclusive um bom score no rotten tomatoes. Am I the only one? Honestly não me assustei nem uma vez. Nenhuma! Jump scares continuam previsíveis mas mesmo assim no primeiro capítulo, assustei-me mais facilmente. Neste nem por isso.
Bill Skarsgård como Pennywise, não fez um papel tão idêntico ao primeiro filme, mas continuou ótimo. Sinto que perdeu um pouco aquele "carisma vilanil" que teve no primeiro filme e também perdeu muito o protagonismo.
A Jessica Chastain e o James McAvoy fizeram um papel bom. Mas nada de super por aí além. Apenas bom. O Bill Hader tem tentado entrar assim num registo menos cómico já algum tempo, e embora não ache que este tenha sido o seu grande breakout, acho que foi um dos personagens a quem mais me apeguei. O Isaiah Mustafa também fez um papel normal, gostei muito do James Ranson como Eddie e sinceramente fiquei muito triste com a morte do personagem, não estava mesmo nada à espera.
Um dos personagens que mais amei foi o Ben, que já era um dos favoritos do primeiro, agora papel desempenhado por Jay Ryan(a.k.a. Hottie), sei lá sempre mantive a mesma empatia com ele que já tinha desde o capítulo um e honestamente fiquei deveras entusiasmado quando me apercebi que na cena onde ele e a Bev estão ambos encurralados estavam a caminhar para um final feliz juntos. Adoro vê-los juntos.
Acho que foi interessantíssimo terem adicionado o tópico LGBT à mistura, não foi nada forçado, I mean secalhar no que toca ao Eddie e ao Richie um pouco, mas no início do filme, na funland, foi muito bem abordado, mostrando infelizmente uma realidade atual. Stay woke!
Resumindo, o filme não é de todo um soon-to-watch-again e provavelmente nunca mais o vou voltar a ver, mas vejam na mesma. Os efeitos especiais nas "criaturas" estão ótimos mesmo e adorei a cena final da morte do Pennywise mas aposto que se eles quiserem conseguem fazer um capítulo três à vontade. Basta dizerem que a maneira de matar o Pennywise era destruir as pedras da morte ou sei lá como é que aquilo se chamava.
Honestly acho que a única coisa que mais se stand out to me é os visuais mesmo. Vejam pelo menos pelos visuais ahahahahah